Mastercard testa cartão que substitui senha por digital

FOTO: (Mastercard/Divulgação)

economia

Mastercard testa cartão que substitui senha por digital

O cartão biométrico está em fase de testes na África do Sul e deve ser lançado ainda em 2017

A Mastercard anunciou nesta quinta-feira o início da implantação do cartão biométrico da empresa, que combina tecnologia de chip com impressões digitais para a verificação da identidade do titular do cartão nas compras em lojas físicas.

A novidade está em fase de testes na África do Sul, na rede varejista Pick n Pay e no banco Absa. Outros testes estão sendo planejados para a Europa e Ásia-Pacífico nos próximos meses.

“Os consumidores estão cada vez experimentando mais a conveniência e a segurança da biometria,” disse Ajay Bhalla, presidente de segurança da empresa e gestão de risco da Mastercard. “Seja para desbloquear um smartphone ou fazer compras online, a impressão digital está ajudando a proporcionar mais conveniência e segurança”.

Para o Brasil, não há previsão para início da fase de testes nem implantação do produto. O lançamento completo é esperado ainda para este ano.

O cartão impossibilita que um terceiro utilize o cartão, uma vez que exclui a possibilidade de digitação de senha.

Como funciona

O titular habilita o seu cartão apenas registrando-se em sua instituição financeira. Após o processo, o cartão está pronto para ser usado.

Ao comprar e pagar em loja física, o cartão biométrico funciona como qualquer outro cartão com chip. O portador do cartão simplesmente insere seu cartão no terminal de um revendedor, enquanto coloca o dedo no sensor embutido. A impressão digital é comparada com o modelo e – se a biometria corresponder – a transação será aprovada sem o cartão nunca ter saído da mão do consumidor.

Fonte: VEJA | Link Notícia | Data: 20/04/2017

Publicado por: Administrador